Como iniciar sua Reeducação Alimentar

reeducacao Alimentar4

Com apenas 3 regras básicas, é possível iniciar uma reeducação alimentar e colocá-las em prática a partir da sua próxima refeição.

É possível que alguns conceitos como açúcar invertido, açúcar refinado. E os tipos de gordura ruins como a trans e a saturada, você ainda não entenda, e, por isso, preparamos essas dicas simples para começar a sua reeducação alimentar.

Reeducação Alimentar

Coma 3 tipos diferentes de alimentos nas refeições

Quanto mais tipos diferentes de alimentos você comer, mais tipos diferentes de vitaminas, minerais e outros nutrientes estará consumindo. Variar o seu cardápio também ajuda na mudança dos maus hábitos alimentares.

Em vez de consumir sempre os mesmos alimentos todos os dias procure variar. Se almoça com frequência em um restaurante self-service, uma boa alternativa é começar a adicionar saladas e hortaliças no prato.

No lanche da tarde, faça uma refeição composta por uma banana, uma maçã e uma pequena porção de cereal integral. Mas lembramos que comer uma maior variedade não significa comer em maior quantidade. É importante APENAS diversificar a sua grade de alimentos.

Começar a combinar alimentos de pelo menos 3 dos 6 grupos de alimentos diferentes em suas refeições, você já terá iniciado a famosa alimentação balanceada. Esse é um ótimo ponto de partida para a sua reeducação alimentar.

Reeducao Alimentar

Escolha alimentos em seu estado natural

Os alimentos em seu estado natural, frescos ou apenas levemente processados. Em geral possuem maior valor nutricional e menos sódio, gordura trans e outros ingredientes prejudiciais à saúde.

A ideia aqui é que você opte por laranjas em vez de suco dela, por exemplo. Coma bananas em vez de barras energéticas comercializadas.

Compre pão integral no lugar do pão branco, batata assada em vez e batata frita e por aí vai. Na verdade é até aconselhável nem comer pães, todos eles são inimigos da boa forma física.

E falando em sucos naturais seria interessante se você começasse a comprar as frutas ao invés de comprar o suco pronto. Além de ser mais saudável, você pode fazer do seu jeito. Outra dica para adoçar – caso goste de sucos mais doces – substitua açúcar por mel.

Reeducação Alimentar

Seja moderado!

Quando se estabelece novos hábitos alimentares e mais saudáveis. O maior desafio a ser enfrentado é se privar dos alimentos mais prazerosos como sanduíches, refrigerantes, doces, salgados, etc. Mas você não precisa livrar-se completamente de tudo que gosta de comer.

Não há grandes problemas em consumir os alimentos citados acima se você se educar e aprender a ser moderado.

Em vez de simplesmente começar a classificar os alimentos como bons ou ruins, pense na moderação e na reeducação.

E passe a consumir de 85% a 90% de alimentos de boa qualidade e de 10% a 15% de alimentos com baixo valor nutritivo.

Essas são as 3 regras básicas para iniciar o processo de reeducação alimentar e coloca-las em prática.

A decisão de largar o sedentarismo e iniciar na prática de esportes ou atividades físicas, por exemplo. São metas simples de serem seguidas e que criam hábitos saudáveis.

Mantenha sua atenção a essas atividades e tenha foco para estas regras que são práticas e possíveis.

 

Por Amelino

Amelino é empreendedor, professor de biologia, focado na ciência nutricional e escultura corporal, dedicado ao movimento que tem como objetivo esclarecer verdades biológicas omitidas pela indústria alimentícia e farmacêutica, quebrar mitos, simplificar e mostrar as verdades sobre perda de peso, ganho de massa muscular, desintoxicação do corpo e estilo de vida saudável a todos que buscam viver mais e com melhor qualidade de vida e saúde estável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *