Reabilitação alimentar: Por onde começar?

Reabilitação alimentar

Por onde começar a reabilitação alimentar? Eis a questão. Nada me deixa mais constrangido do que ouvir de Mulheres e homens dizerem que sentem que estão sendo sabotados pelos seus próprios maus hábitos alimentares.

Realmente o maior problema com a reabilitação alimentar é saber Por onde começar. É que há muito “lixo” lá fora e é difícil saber o que é verdade e o que é um monte de BALELAS.

Felizmente, para você, este artigo explica em 8 TOP Dicas O que cada pessoa acima do peso precisa saber para começar a se reabilitar aos bons hábitos para atingir e manter SEU peso ideal.

Alimentação é a base e o combustível para nosso organismo, para isso precisamos comer saudavelmente mantendo o peso ideal, prevenindo complicações futuras, como a obesidade, colesterol elevado, entre outras doenças.

Não há dúvida de que cada pessoa acima do peso começa com um monte de perguntas. Especialmente no início do processo de reabilitação de seu corpo aos bons hábitos alimentares. Elas querem saber Por onde começar.

O problema é que, sem as respostas certas, a maioria das pessoas simplesmente desiste. Felizmente para você, aqui nestas 8 Dicas tem o fio da miada para te ajudar a atingir o sucesso que tanto espera.

Para manter o peso ideal com a saúde estável é necessário comer corretamente. Sendo assim, uma ótima opção para mudar de vida se resume em uma reabilitação alimentar. Aderindo ao consumo de alimentos que irão beneficiar seu organismo com nutrientes específicos em determinadas funções.

Se quiser uma ajudazinha a mais eu tenho aqui veja: “SEMANA INSANA DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR (INSCRIÇÕES ABERTAS)

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMER BEM, EMAGRECER E NÃO ENGORDAR – 7 Dias de Conteúdo 100% Online e Gratuito para Você Começar a Sua Reeducação Alimentar de Sucesso!

Você está acima do peso e não sabe por onde começar o seu processo de emagrecimento?

Você precisa atingir e manter o peso ideal? Mas sente como os maus hábitos alimentares estão conspirando contra você e tentando sabotar o seu sucesso?

Você tem perguntas sobre reabilitação alimentar de seu organismo: Por onde começar? Ou talvez você precise de algumas ferramentas para ajudá-lo?

Bem não procure mais, porque este artigo vai lhe dar as dicas e as respostas que você precisa. Sem você ter que fazer dietas, regimes e exercícios físicos. O melhor de tudo, estas 8 dicas irá colocá-lo no caminho certo para a sua reabilitação alimentar.

Por onde começar – Primeiros Passos

O primeiro passo para emagrecer com saúde é descobrir por onde começar não é mesmo? Precisamos reeducar nossos hábitos alimentares e aprender a selecionar os alimentos a ser ingeridos.

A regra é simples como, por exemplo, comer frutas moderadamente, verduras e legumes sem moderação e carnes com baixo índice de gorduras. Por outro lado, teremos que evitar bolos, biscoitos, refrigerantes, frituras e fast foods.

O primeiro e o mais importante passo é beber água regularmente, pelo menos 1,5 litros por dia. Cuidado que as vezes o organismo confunde “sede” com “fome”. E ao invés de beber agua você acaba comendo “alguma coisa”.

A hidratação do corpo é fundamental para o equilíbrio do sistema.  A água é extremamente importante, sem calorias e contribui para limpeza do corpo. Tente manter o organismo hidratado ao longo do dia. Além de limpar, água mantém a atividade do metabolismo, ajudando na perda de peso.

Outro fator interessante é alimentar-se de três em três horas.  Essa frequência auxilia na estabilidade da glicose no sangue, evitando os picos, saciando a fome e aumentando concentração em suas atividades.

Uma boa ideia é seguir um planejamento que você sabe que já foi testado e comprovado pelos resultados obtidos por outras pessoas como este que eu encontrei neste vídeo.

 Essa prática é simples e baseia-se no hábito de atribuir essa regra ao dia a dia.

Distribua suas refeições em menor espaço de tempo e com poucos alimentos em cada uma delas. Com isso, você irá comer pouco e manter a fome mínima.

Por último, escolha alimentos leves e saudáveis como saladas, sopas e legumes cozidos se você exerce atividades eleves. E valorize o consumo de proteínas e gorduras boas bem como carboidratos complexos e fibrosos.

Evitar carboidratos simples, produtos industrializados e frituras será um grande avanço. Experimentar novas receitas e optar pelos alimentos naturais e integrais. Eles diminui a fome regulando o intestino, coma pelo menos uma porção pequena de frutas ao longo do dia.

Atenção a informação divulgada na mídia recomendado  “Coma Frutas” não é verdadeira, as frutas não são recomendadas livremente para pessoas em processo de emagrecimento.

Dica # 1: Alimentação saudável

Diferentemente do que as pessoas imaginam a alimentação saudável  não tem nada a ver com limitações dietéticas rigorosas.

E também não é uma fórmula mágica que deixará você com corpo de modelo em apenas três semanas.

Ou que vai obrigar você a evitar os alimentos que gosta de comer. Muito ao contrário disso, o papel da alimentação saudável é garantir energia, melhorar sua visão e estabilizar seu humor.

Meu  objetivo aqui não é sobrecarregar você com essa nutrição, porém, existirão peritos informando que determinado alimento é bom para você e ao mesmo tempo encontrará outro criticando tal posição.

Entretanto, o ideal é agregar essas simples dicas criando uma própria dieta saborosa, variada e saudável, estabelecendo o bom funcionamento da mente e do corpo.

Uma boa ideia é conhecer o Treinamento avançado para emagrecer de vez no qual você aprende a conhecer e identificar os alimentos bons e os ruins para a sua dieta.

Acrescentar a prática de exercícios físicos ajuda bastante no processo de emagrecimento e reabilitação alimentar, pois, atribuem mais disposição e persistência no objetivo que procura atingir. A execução de atividades não precisa ser diariamente, incluir três a quatro dias da semana irá trazer muitos benefícios.

Dica # 2: A Reabilitação alimentar permite emagrecer naturalmente

Emagrecer naturalmente é algo que muita gente acha impossível, mas é possível sim. Existem métodos versados nas técnicas de orientação nutricional capazes de levar você a uma completa reabilitação alimentar cujos resultados será um completo emagrecimento natural em menos de dois meses. Foi o meu caso.

Eu emagreci em 43 dias e não ultrapassei mais o peso ideal para o meu corpo. Apesar de as vezes aumentar um pouquinho.

Quando estou em um local onde não posso me alimentar adequadamente, mas é só voltar para a minha realidade e rapidinho estou no meu peso ideal novamente. Se você quiser conhecer esse método pode acessar aqui.

Dica # 3: abandonar os hábitos errados

Abandonar os hábitos errados, reabilitar seu organismo é a tarefa mais importante na luta pela reeducação alimentar. Pois a própria necessidade de uma reeducação surge em função dos problemas físicos e orgânicos causados pelos maus hábitos alimentares.  

Há estudos informando que nosso corpo demora em torno de 21 dias para se adaptar a um novo hábito seja alimentar ou de outros costumes. No caso de mudança de hábitos alimentares a dificuldade é realmente muito grande e depende de uma verdadeira determinação da pessoa que está interessada em mudar seus hábitos.

Mas é possível se você realmente entende que é necessária essa mudança, você descobrirá por onde começar a sua reabilitação e mudar seus costumes. Lembre-se: Tem que vir de dentro para fora, melhor dizendo tem que partir de você.

Tudo o que você precisa é focar em seu objetivo e não se desviar dele em momento algum ate que seu corpo se adapte ao novo hábito.

A dica que eu te dou é presentear-se com alimentos permitidos para o novo habito e que sejam gostosos.

Dica # 4: criar uma rotina de exercícios físicos

Esta dica é fundamental, pois os exercícios apesar de representar apenas 20% do esforço na perda de peso eles são fundamentais na manutenção da saúde  física do corpo.

Criar uma rotina de exercícios físicos semanais é  uma ótima maneira de começara a reeducação alimentar. Uma vez que os exercícios ajudam manter os níveis séricos de insulina e leptina controlados. este dois são os principais hormônios controladores dos níveis de gordura corporal.

São os exercícios quem coloca todos os órgãos em perfeito funcionamento.

Sem exercícios há uma ligeira degradação da massa muscular em pessoas jovens o que aos poucos resulta em deficiências generalizadas. 

Em pessoas de idade mais avançada isso se torna muito acentuado pois já existe a perda natural de músculos que é denominada de sarcopenia.

Você pode saber mais sobre isso baixando gratuitamente um excelente guia sobre exercícios físicos: Domine Uma Rotina de 7 Exercícios Semanais  

Dica # 5: identificar os alimentos ruins e os bons

Essa dica se refere aos alimentos naturais e aos industrializados, e é também uma ótima alternativa para você decidir por onde começar a sua reeducação alimentar.

Para facilitar a compreensão vou te convidar a uma reflexão. Pense comigo, “O alimento que você está comendo hoje existia no tempo de seu bisavô”?

Se a sua resposta é sim, então você esta comendo alimentos bons, naturais. Mas se a resposta for não, você está comendo alimentos ruins, artificiais. Essa é a dica para você identificar alimentos ruins e bons.

Indo um pouco mais além. Posso afirmar que alimentos bons são os que nosso organismo está acostumado a milhões de anos.

Como os alimentos naturais obtidos por meio da caça, da pesca e a coleta de frutos feita pelos nossos antepassados.

Claro isso não é mais assim, hoje a caça está no açougue e a arma de caça é o dinheiro.

Mas o organismo esta ambientado a esse costume. E ao ser desrespeitado ele responde com desequilíbrios.  Resultando em doenças simples e complexas. Dependendo da intensidade do desequilíbrio.

Resumindo alimentos ruins são alimentos sem nutrientes, como os carboidratos simples de um modo geral.

Os alimentos industrializados além de não conter nutrientes eles ainda possuem substancias artificiais que intoxicam o organismo e geram radicais livres.

Todos os alimentos industrializados são processados e alterados a fim de melhorar a palatabilidade e a conservação.

Essas substâncias inseridas nos alimentos não são reconhecidas pelo organismo como nutriente e são classificadas como toxinas.

Ao eliminar as toxinas o fígado acaba gerando radicais livres que o intoxica. Mais de 75% da população atual tem algum grau de intoxicação no fígado por causa de alimentos artificiais.

Dica # 6: Se reeducar para uma reabilitação alimentar equilibrada

Estamos em um universo gastronômico globalizado onde as culturas se misturam. Hoje é possível encontrar alimentos do mundo todos em só lugar.

Esse progresso exige que as pessoas devem se reeducar para uma alimentação equilibrada e essa é a melhor resposta para pergunta: Por onde começar.

Aparentemente isso é uma glória. Mas tem seus efeitos negativos, pois gerou uma realidade em que as pessoas não escolhem mais o que comer pelos costumes de seu corpo.  E sim pelas novas opções de alimentos até então desconhecidos.

Ocorre que às vezes a falta de costume do organismo com determinado alimento pode causar intolerância.

Por essa razão enfatizo a importância da reabilitação alimentar inclusive para treinar o corpo a certos costumes alimentares ainda não experimentados.

Entende-se por alimentação equilibrada  uma dieta que seja rica em nutrientes (macro e micro) e que os macro nutrientes esteja sendo oferecidos em proporções ideais.

Por exemplo, a porcentagem ideal de carboidrato, a porcentagem correta de proteínas, gorduras essenciais e a indispensável porcentagem de fibras alimentares. 

Se você quiser ir mais longe veja o vídeo da nutricionista Giovana Guido abaixo:

Dica # 7: comer apenas o suficiente para se nutrir 

O principal benefício da reabilitação alimentar do organismo está exatamente nesse ponto: levar as pessoas à consciência de que devem comer apenas para se nutrir.

Se olharmos para o mundo animal verificaremos exatamente isso. Por exemplo os leões se alimentam uma vez por semana e permanecem ativos em tempo integral.

Não é a grande quantidade de alimento que garante a energia vital, mas sim a qualidade e os tipos de alimentos que se come.

Quando reabilitamos nosso organismo para uma condição alimentar estável não sentimos mais tanta fome e com isso podemos nos policiar e comer apenas o suficiente para nutrir nosso corpo. Sem exceder a necessidade o organismo jamais acumulará energia na forma de gordura além do necessário.

E com isso não haverá mais sobrepeso, é resultado que todos almejam. E você pode conseguir esses resultados basta tomar a decisão e focar em seu objetivo.

Conclusão

Vimos anteriormente que uma dieta não se resume em sacrifícios ou exclusão total de um alimento presente em seu cardápio.

Não basta pensar apenas em redução de calorias.  O essencial é a qualidade dos alimentos consumidos que irá determinar os resultados, sendo eles positivos ou negativos.

O conselho é se programar criando pequenas estratégias para mudar seus hábitos, sendo assim, obtendo um plano alimentar, conseguindo realizar mudanças significativas na sua vida e no seu corpo.

Lembrando que essas dicas representam apenas um resumo do que você precisa para iniciar a sua reabilitação alimentar e ajudar você a descobrir por onde começar para mudar os hábitos errados de comer.

As consequências de ignorar este conselho é o esforço desperdiçado e dinheiro jogado fora.

Portanto tire um tempo para se informar de forma relevante. Sobre os métodos adequados para atingir e manter o seu peso ideal definitivamente por meio de uma correta reabilitação alimentar.

Se quiser pode começar pelo programa que eu mesmo usei quando estava nessa situação. Ele é ótimo, eu emagreci em menos de 45 dias como era prometido pelo programa.

Você pode conhecê-lo clicando AQUI

Por Amelino

Amelino é empreendedor, professor de biologia, focado na ciência nutricional e escultura corporal, dedicado ao movimento que tem como objetivo esclarecer verdades biológicas omitidas pela indústria alimentícia e farmacêutica, quebrar mitos, simplificar e mostrar as verdades sobre perda de peso, ganho de massa muscular, desintoxicação do corpo e estilo de vida saudável a todos que buscam viver mais e com melhor qualidade de vida e saúde estável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *