Para que servem os Suplementos Alimentares

Para que servem os suplementos alimentares

Suplementos alimentares servem para turbinar os resultados do atleta no esporte ou na academia. Existem vários tipos diferentes de suplementos disponíveis no mercado. Cada um deles cumpre uma função específica.

Basicamente dividem-se em:

  • Energéticos
  • Proteicos
  • Compensadores
  • Repositores e
  • Aminoácidos

Se você está pensando em ter uma chance como atleta, há 3 coisas que você deve saber.

a primeira é que os melhores resultados são aqueles que obtemos em longo prazo com exercícios e treinamento persistente.

A segunda é que apelar para saídas rápidas nem sempre leva aos resultados que desejamos

E a terceira é que você tem que avaliar qual é o mais importante para você, a saúde ou os resultados que o envaidecerão.

Muitos atletas, e até pessoas que iniciam na prática de artes marciais, esportes e musculação, possuem algum objetivo levado pelo sonho do corpo ideal. Estimulado pelo desejo do corpo perfeito, alguns adaptam recursos para obter sucesso mais rápido, servindo como uma impulsão aos treinos.

Os mais renomados suplementos fornecem diversas funções, sabores, perspectivas e objetivos. Sendo eles melhoria de condicionamento físico, aumento de massa muscular, perda de peso, aumento de resistência e disposição durante os exercícios.

Existem pessoas que preferem uma opinião técnica e profissional, por exemplo, um nutricionista, especialista em dar parâmetros para seu treino.

A parte teórica e o planejamento serão totalmente desse profissional, informando dieta, suplementos corretos, horários de refeição e qual tipo de estrutura corporal você possui.

Já em relação à execução, determinação, foco e objetivo são totais do praticante. Seguir os caminhos das pedras e conquistar o tão sonhado corpo ideal.

Suplementos Alimentares e suas funções

Para que servem os suplementos alimentares

Energéticos – Fornecem energia ao atleta durante os treinos. Frequentemente vendidos em pó para misturar com água para o consumo.

Proteicos – Formulados através da proteína do leite, ovo e soja.

Compensadores – São vitaminas e minerais unidos a proteína, comercializados em pó podendo ser misturado ao leite ou suco.

Repositores – Têm objetivo de repor a água, sais minerais e a glicose, prevenindo a desidratação.

Aminoácido – São essenciais para o crescimento muscular e seu desenvolvimento.

Riscos ao consumir Suplementos Alimentares

suplementos-alimentares3

Existem casos em que os praticantes de atividades físicas abusam, tomando suplementos alimentares em excesso. Causando diversos problemas ligados ao metabolismo ósseo, renal e hepático.

Cerca de 30% dos produtos comercializados possuem contaminações de substancias proibidas, outros riscos podem surgir como câncer, distúrbios hormonais e psicológicos.

Os órgãos mais prejudicados são fígado e rins, quando consumo é feito em altas doses. Acarretando no aparecimento de espinhas e flatulências, pessoas com diabetes, pressão alta, anemia e hepatite só podem fazer uso desses medicamentos com um acompanhamento profissional e especializado.

Em casos distintos, identificamos que pessoas que não fazem exercício físico podem utilizar esses produtos, com intuito complementar a dieta. Dependendo do suplemento, contendo carboidrato, proteína ou gorduras, eles podem contribuir para acúmulos de gordura e transformar a massa em malefício à saúde.

Como identificar o suplemento correto?

Os produtos comercializados e testados cientificamente especializados para o consumo são: carboidratos, proteínas, creatina, vitaminas e minerais.

Alguns suplementos são incrementados para objetivos muito específicos. BCAA, por exemplo, é baseado em aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina) e são fontes de aminoácidos mais utilizados como fonte de energia.

Leucina é o aminoácido mais importante, estimulando o crescimento muscular. O mesmo não dever ser ingerido isoladamente, pois possui pequenas quantidades naturalmente em suplementos proteicos, como por exemplo, o Whey Protein.

Resultados

Entretanto, para atingir seu objetivo final é preciso muita dedicação, foco, persistência e disciplina. Estes são os fatores primordiais para uma evolução relativa, dividir o tempo entre alimentação, treino e descanso.

Os resultados levam tempo, sendo assim, mantenha-se atento e treinando corretamente buscando seu ideal. Não apele para anabolizantes ou produtos ilegais, isso irá prejudicar sua saúde e transformar sua meta e um desastre futuro.

No geral, estes 6 passos lhe darão algumas chances para se tornar atleta. Mas não se esqueça, não há muito mais para ter sucesso com suplementos alimentares, especialmente se você deseja  emagrecer e criar massa muscular. Então não deixe este artigo ser o fim de sua jornada, mas sim o início de sua busca por mais conhecimentos.

Independentemente de como você optar por usar estes 6 passos, não basta apenas ler e esquecê-los. Coloque-os em prática para que você possa realmente criar massa muscular, que é realmente o que cada atleta quer, certo? Claro!

A propósito, se você é um atleta e você é está pensando sério sobre suplementos alimentares e realmente quer criar massa muscular, este e-book intitulado “Receitas Emagrecimento e Criação de Massa Muscular” irá ajudá-lo a fazer isso e mais! Confira GRÁTIS aqui:

 

Por Amelino

Amelino é empreendedor, professor de biologia, focado na ciência nutricional e escultura corporal, dedicado ao movimento que tem como objetivo esclarecer verdades biológicas omitidas pela indústria alimentícia e farmacêutica, quebrar mitos, simplificar e mostrar as verdades sobre perda de peso, ganho de massa muscular, desintoxicação do corpo e estilo de vida saudável a todos que buscam viver mais e com melhor qualidade de vida e saúde estável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *